terça-feira, 28 de dezembro de 2010

História dos Esmaltes

Há muito tempo eu uso esmalte e nunca me bateu a curiosidade de saber como eles surgirão. Mas, ontem decidi procurar pela internet como surgiu esse líquido tão maravilhoso que é tendência no mundo há tempos e que de que acordo com o passar do tempo vem ganhando cores e mais cores. 
Vamos lá para a história.


Apesar de tantos usos na contemporaneidade, o esmalte já integrava o cotidiano da realeza do Antigo Egito. Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes ficavam relegadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi.
O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
Em 1800 as unhas eram curtas e levemente arredondadas as vezes perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro. Em 1830 surgiu o primeiro apetrecho de manicure, com este instrumento podia-se empurrar a cutícula, até o dado momento as cutículas eram removidas com qualquer tipo de metal, tesouras ou ácidos. Em 1892 surgiram os primeiros salões de manicure. 
A tecnologia para o tratamento das unhas ficou relativamente estagnado até o século XIX. Nessa época, os cuidados se restringiam à obtenção de unhas curtas e que estivessem moldadas por uma boa lima. Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro. Numa época em que o recato era uma importante virtude, a extravagância dos esmaltes não seria nenhum pouco prestigiada. Em 1900 usavam-se tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Para polir eram usados cremes colorantes e pós. Havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais do que um dia nas unhas. 
Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. Somente em 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje. Foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele era aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas.
Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas. Chegando à década de 1930, já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth e Jean Harlow. Já 1932 Charles e Joseph Revlon, irmãos americanos, e um químico, criram o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasceu a marca Revlon e eles promoveram pela primeira vez a tendência de maquilhar os lábios e unhas da mesma cor, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.
Na década de 70 vieram os esmaltes sintéticos. As unhas tornaram-se extremamente longas através de várias técnicas e estavam na última moda.
Os esmaltes acrílicos foram sucedidos pelos esmaltes de fibra de vidro em 1980. A decoração dos esmaltes não era mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entraram em uso.



Muito interessante essa história. Algo muito útil para todas as mulheres. É raro você vê uma mulher que não use esmaltes hoje. Sem mais, um grande beijo e continue conferindo o nosso blog. Estaremos sempre com novidades para vocês.

Fontes da pesquisa:
http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-esmalte.htm 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Verniz_de_unha 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário