segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Movimento Outubro Rosa .



Olá meninas, Tudo bem ? Nesse mês de Outubro, é o mês do Outubro Rosa. E o PDE amou a ideia e apoia também! Meninas, Outubro já está quase indo embora, mas não devemos nos cuidar só em "Outubro" e sim até diariamente. Então não custa nada um auto-exame na hora do banho não é ? Vamos saber mais um pouquinho sobre essa luta ?
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

  • Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
  • O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
  • Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2010-2011, produzida pelo Inca, o Brasil terá 500 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 49.240 mil serão tumores de mama.
  • O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
  • Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.
  • O câncer de mama – e o câncer de forma geral – não tem uma causa única. Seu desenvolvimento deve ser compreendido em função de uma série de fatores de risco, alguns deles modificáveis, outros não.
  • O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis.
  • Entre outros fatores de risco não modificáveis estão o aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos.

  • Já os fatores de risco modificáveis bem conhecidos até o momento estão relacionados ao estilo de vida, como o excesso de peso e a ingestão regular (mesmo que moderada) de álcool. Alterá-los, portanto, diminui o risco de desenvolver a doença.
                                                         
                                                      Fontes : Escambofashion e OutubroRosa.org

E pra marcar ainda mais o Outubro Rosa, separamos as fotinhas com unhas rosas no blog.


Gostaram dos rosinhas, meninas ? É muito amor né ? Então é isso meninas! O post é longo mas vale a pena ler sobre um movimento tão importante que é o Outubro Rosa.

Um beijo e Cuidem-se sempre :)

UM BEIJO !


3 comentários:

  1. aah essa campanha é tuudo de bom ,e essas unhas rosa ,liiiiiiiiiindas *-*
    Beijos *
    http://queridosesmaltes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse mês, a blogosfera esmaltística esteve repleta de rosa! Gostei muito do tema, e partilhou junto com o Halloween, também em unhas temáticas.
    Bj e muita magia de alegrias, saúde e conquistas! Feliz Halloween =D
    Esmaltes, Make-Up & Cia.
    rockuroutfit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa cada tom de rosa mais lindo que outro adorei o post muito informativo!!!

    ResponderExcluir