sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dia do Doador de Sangue ♥


Contarei um pouco da minha história com relação a doação de sangue:

Hoje, dia 25 de novembro, é um dia muito especial para todos aqueles que se dispõem a sentar numa cadeira durante cerca de 40 minutos, 'enfrentar' uma agulha da espessura - mais ou menos - de um palito de dente e doar cerca de 450 ml de seu sangue (um adulto tem em média 5 litros de sangue, portanto, 4,55 litros são coletados) com o único intuito de poder salvar uma vida que esteja necessitando: Hoje é Dia do Doador de Sangue.


Lembro-me com carinho da primeira vez que doei sangue: dia 13 de Março de 2009.

Meu pai é doador de sangue desde os vinte e poucos anos e quando ele falava que iria doar, sempre achava uma ação admirável. Coloquei na minha cabeça que assim que completasse 18 anos (idade mínima permitida na época) iria doar também, queria sentir esse prazer, essa felicidade de poder estar ajudando alguém.

Doar sangue foi até antes de completar os meus dezoito anos, um dos maiores sonhos. No dia anterior, pesquisei sobre e comecei a seguir algumas regras que são impostas. Estava ansiosamente esperando por aquele momento.

Chegando no Hemoba, meu coração parecia que iria sair pela boca: o dia tão esperado havia chegado.

Fui bem recebida e acomodada na sala. Meu pai já havia me falado como era a agulha, mesmo assim o susto foi tremendo. Mas, quem disse que tive medo? Não era aquela agulha que iria me impedir de doar. E na hora comecei a pensar nas pessoas que iriam ser beneficiadas com o meu sangue, senti uma felicidade inexplicável.

Como eu amo um lanchinho, minha felicidade ficou ainda mais completa no final da doação. Lanchinho para repor as energias. Senti um pouco de tontura e sono, algo que eventualmente acontece depois do procedimento. Vim para casa saltitante!

A segunda vez que doei só foi no ano de 2010, para uma menina que iria fazer uma cirurgia na coluna. Engraçado que toda aquela ansiedade da primeira vez estava sentindo na segunda. Nessas duas vezes tirei muitas fotos, não poderia deixar de registrar aqueles momentos. Pena não ter elas mais.

Não tem como explicar algo tão nobre!
                                   ________________________________________________

Uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas. Com 450ml desse líquido tão precioso, que nosso organismo repõe em apenas alguns dias, é possível renovar a esperança de pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. A quantidade de pessoas que depende das doações de voluntários é enorme. Menos de 1,5% da população brasileira doa sangue regularmente e, pela falta de doadores anônimos e de amigos voluntários, muitas pessoas podem morrer. Doar sangue pode salvar uma vida.
Poderão se informar mais sobre a doação de sangue neste link do Wikipédia: aqui



Neste link abaixo, vocês podem tirar algumas dúvidas mais frequentes a cerca da doação de sangue.
(Instituto Nacional de Câncer)







6 comentários:

  1. otimo exemplo, ainda não doei mas tenho vontade! *_*
    O blog tá mto lindo, já tô seguindo... : )

    Me segue tb?!
    www.alternadiivas.blogspot.com

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  2. Tem rolado varias campanhas bacanas pela net :)
    :*

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal o post adorei eu tb fiz um sobre doação de sangue.
    http://viciosadio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Carolina! O seu post tbm está lindo. Juntas, apoiando esta causa. Beijos =*

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Veca. Ajudando a aumentar o número de doadores, se Deus quiser. Beijo =*

    ResponderExcluir
  6. É um ótimo exemplo, mesmo! Quando sentir interesse, não perca a oportunidade Pri. Beijos e já estamos te seguindo.

    ResponderExcluir